Colocation

Dispomos do maior data center comercial do Brasil, concebido para prover aos nossos clientes ambientes de Colocation altamente seguros, garantindo otimização de recursos e de investimento e aumento da competitividade.

Veja mais
Ilustração com uma representação abstrata sobre como o data center opera. Contém um um computador e dois tablets ligados um servidor central na núvem

Colocation, expansão segura e escalável da TI

Colocation, ou housing, é um serviço de aluguel de infraestrutura de data center para empresas que precisam instalar e operar seus servidores e equipamentos de rede, em um espaço físico além das fronteiras corporativas. É uma estratégia sob medida para organizações que precisam expandir sua infraestrutura de TI com uma solução rápida e econômica, garantindo a disponibilidade dos serviços e minimizando riscos de ruptura para o negócio.

A grande vantagem do Colocation é tirar do dia a dia da corporação a preocupação com infraestrutura, disponibilidade, segurança, monitoramento, redundância, escalabilidade, conectividade e suporte, com economia de custos e ganhos em produtividade.

Entenda as diferenças
  1. Colocation: Espaço em cage

    São espaços destinados a equipamentos de informática dentro do data center, cercado por gradil metálico. Compartilham a infraestrutura de energia e resfriamento com outros locatários do data center. Os cages (chamados de ‘gaiolas metálicas’), podem incluir outros recursos como câmeras de segurança, racks, controle de acesso, infraestrutura de cabeamento de rede UTP e fibra, leitos e calhas.

  2. Colocation: Espaço em Rack

    Servidores, storages e equipamentos de rede precisam necessariamente estarem instalados em racks. Quando, por característica do negócio do cliente, não é necessário um espaço segregado em cage, ele pode alocar espaço em rack. São racks dedicados, devidamente controlados e que garantem adaptabilidade a qualquer equipamento de informática. Possuem infraestrutura para cabeamento de rede UTP ou fibra para se interligarem, com o objetivo de garantir agilidade e eficiência na comunicação entre eles.

  3. Colocation e serviços de gestão

    Colocation é uma alternativa para empresas que precisam crescer sua infraestrutura, mas o próprio cliente ainda fica responsável pela administração de seus equipamentos. Para obter máximo benefício do provedor do data center onde o Colocation está sendo alocado, o cliente pode contratar serviços de gestão. Desta forma, ele terá não apenas o espaço físico, mas também os serviços de gestão da infraestrutura, com administração dos sistemas operacionais, bancos de dados, servidores de aplicação, firewalls, roteadores e switches e soluções de backup.

Colocation, cloud ou hosting?

É uma questão de adequação. O que fazer quando o crescimento do negócio e a mudança de estratégia impactam o espaço físico e revelam que os atuais recursos do data center corporativo não conseguem mais atender aos objetivos do negócio? É hora de buscar alternativas no mercado para garantir a solução mais adequada para às empresas.



Se você ainda tem dúvidas entre Colocation, Hosting e Nuvem, conheça um pouco mais sobre essas outras soluções clicando no botão abaixo.

Saiba mais

Mais que Colocation, Colocation com serviços de gestão

Para quem precisa expandir as vantagens do Colocation e tirar dos ombros a tarefa de gerenciar a camada de dispositivos da infraestrutura sem perder o controle do ambiente e da sua flexibilidade, a via de acesso é adicionar serviços de gestão.

Nessa modalidade, a responsabilidade da gestão fica com o provedor do serviço, que cuida da camada do data center, da rede e do hardware, administra sistemas operacionais, bancos de dados, servidores de aplicação, firewalls, roteadores e switches e soluções de backup. No Colocation tradicional o provedor é responsável apenas pela camada do data center e da rede.

Colocation x Colocation gerenciado

Imagem com o foto em um aperto de mãos. As mãos são formadas por polígonos e pontos brancos.
Colocation UOL DIVEO

Colocation UOL DIVEO, questão de confiança

Dispomos do maior data center comercial do Brasil, certificado e concebido para prover aos nossos clientes ambientes de Colocation altamente seguros, garantindo a otimização de recursos e de investimentos, redução de custos e dos riscos do negócio, além do aumento da competitividade.

Características

Armazenar dados com segurança é fundamental para qualquer empresa do mercado e é preciso garantir que essas informações estejam acessíveis e em segurança, seja por regras e normas do setor ou para hospedar ativos essenciais ao negócio do cliente.

O Colocation do UOL DIVEO conta com a infraestrutura do maior data center do país, além de uma rede própria de telecomunicações, garantindo que as empresas otimizem recursos, reduzam custos e investimentos em infraestrutura, diminuindo os riscos do negócio e melhorando a competitividade da sua empresa.

Imagem de um homem trabalhando em seu computador conectado a um data center

Benefícios-chave

  • Ganhos de escala e facilidade de expansão;
  • Disponibilidade;
  • Durabilidade e confiança;
  • Segurança física e lógica;
  • Controle de acesso;
  • Proteção de dados;
  • Duplicação de informações armazenadas;
  • Dados em território nacional.
3 Racks de um data center sobrepostos por um cadeado.

Que tal ter acesso à maior infraestrutura data centers do país? Converse com nossos especialistas e melhore a competitividade da sua empresa.

Fale com um especialista

Por que o UOL DIVEO?

Maior data center comercial do Brasil, com rede própria de telecomunicações e equipado com as mais avançadas tecnologias. Espaço com energia harmonizada com suprimento sem interrupção, climatização de alta precisão (adequada ao funcionamento dos equipamentos), segurança física com controle de acesso via senha e cartão e equipamentos de detecção e prevenção de incêndio de última geração.

A equipe do cliente tem a liberdade para configurar sua infraestrutura de acordo com sua necessidade. Um espaço de hospedagem, operação e gerenciamento de equipamentos e ativos de TI de propriedade do cliente.

A operação do UOL DIVEO é responsável pela gestão de eventos, incidentes, mudanças, problemas e de requisições de serviços. Todos os processos foram definidos com base nas melhores práticas descritas no ITIL®.

Confira as modalidades do UOL DIVEO Colocation

Rack Full

  • 44U livre: 210 cm (A) x 60 cm (L) x 105 cm (P)
  • 2,4 KVA / 3,2 KVA / 5 KVA / 10 KVA / ou sob consulta
  • Conexão de Internet customizada
Consulte

½ Rack

  • 22U livre: Metade de um rack full
  • 2,4 KVA / ou sob consulta
  • Conexão de Internet customizada
Consulte

Cage

  • Mínimo 3 racks / 7,2 m²
  • Cabeamento de rede customizado
  • Conexão de Internet customizada
Consulte

Agora que você conheceu as modalidades de Colocation do UOL DIVEO, que tal iniciar um projeto e ter acesso ao maior data center do Brasil?

Contrate agora

Ainda em dúvida sobre Colocation? Confira os artigos abaixo

  • Corredor de um data center com racks à esquerda e à direita

    Como acertar na estratégia de data center? Colocation, cloud e hosting em xeque!

    Saiba mais
  • Homem de terno em frente a telas holográfica hexagonais contendo índices de performance e gestão

    Gestão associado à Colocation, a cereja do bolo?

    Saiba mais
  • Um homem e uma mulher verificando o estado das máquinas do data-center. Ambos se encontram em um corredor de data center e estão usando uma tela holográfica para checar as máquinas.

    Mercado Colocation Data Center

    Saiba mais
  • Homem de terno usando um tablet. Sobre o tablet há um gráfico com diversos ícones.

    Quando preciso de Colocation?

    Saiba mais